segunda-feira, 26 de março de 2012

# 7 Resenha - Estrelas Tortas



Há problemas na vida que levam a gente a pensar que o mundo vai acabar.
Mas ele continua aí... firme!

Marcella... alta, bonita, atlética, campeã de vôlei.
Ela brilhava. Voava. Flutuava.
De repente, uma tragédia abateu aquele “avião”!
Agora você, junto com o pai, a mãe, a avó e o irmão caçula de Marcella, vai descobrir o quanto é difícil perder e... o quanto é preciso ganhar!

*****

“– Cada coisa que eu consigo fazer, é como se fosse um tijolinho numa construção. Hoje eu sei que, quando estiver mais velha, não vou precisar que o Gui me sustente. Vou estudar, ter uma profissão. Quem sabe até onde posso chegar? É isso, pai. Ninguém sabe até onde posso chegar. Mas, se passar a vida presa dentro de casa, não vou chegar a lugar nenhum”

Estrelas Tortas. Capítulo 9 – Marcela. Pag.88

Mais sobre a história

O livro conta a história de Marcella, uma adolescente como outra qualquer, uma menina que transparecia alegria, uma superatlética de orgulhar qualquer pai, mas na noite em que resolve ir com a mãe até a casa da avó, não imaginava o que aconteceria, um acidente de carro tira o direito de andar de Marcella colocando-a presa numa cama e/ou cadeira de rodas, tirando toda a sua liberdade.

Ela resolve se trancar da vida e se fosse para não ter mais liberdade que ela não saísse mais de casa, Marcella começou a ficar trancada em seu quarto, prendendo e mudando a rotina de todos em sua casa, seu irmão caçula, Gui passa a viver somente para atender as necessidades da irmã junto com a avó Gilda, seus pais passam a poupar dinheiro para tentar dar o que há de melhor para a filha.

Minha opinião

“Quando as estrelas entraram pela janela, foi nisto que pensei.
Que a gente é como um pedaço da noite.
De longe, estrelas perfeitas.
De perto, estrelas tortas”

Estrelas Tortas. Capítulo 10 – Gui. Pag.92

Nunca tinha lido um livro de Walcyr Carrasco, mas a capa e o título do livro me chamaram atenção, gosto de histórias que mostram as dificuldades reais das pessoas e nesse livro você vive os sentimentos sofridos por Marcella em cada decisão nova que ela toma, acaba se envolvendo e torcendo por ela em cada situação.

Cada capítulo é narrado por um personagem diferente, fazendo com que o leitor entende as dificuldades do novo estilo de vida de Marcella muda a rotina de todos na casa, Dona Aída se culpa totalmente pelo acidente, Gui deixa de lado toda a vida que tinha pela frente para ajudar a irmã, Dona Gilda vive apenas para a neta, a única amiga dela agora é Mariana que sempre leva livros quando vai a casa dela, seu grande amor, Bira te deixou talvez, apenas por estar naquelas condições.

A mensagem do livro é fantástica porque o autor passeando pelas entranhas dos personagens nos mostra o impacto da paraplegia de Marcella na vida das pessoas que a cercam. Os pais de Marcela acham que agora ela se tornou um vaso de cristal, mas a jovem consegue mostrar que mesmo com todos os problemas, ela está viva e o que ela quer ser é livre, livre para voar.

Para quem gosta de uma boa história, Estrelas Tortas é uma boa pedida.

“Em Estrelas tortas, quis falar da vida de uma paraplégica, mas quis mostrar, também, como todos nós somos livres para voar. Só quem tem força interior supera as dificuldades do dia-a-dia e brilha, enfim, como estrela.”

Walcyr Carrasco

Créditos:

Livro - Estrelas Tortas
Autor - Walcyr Carrasco
Editora - Moderna
Páginas - 96 


3 comentários:

  1. Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro da autoria do Walcyr Carrasco... quem sabe um dia né, pois desse aí gostei muito. Livro assim merecem ser lidos!

    Valber, parabéns pelo blog e pela resenha!

    ResponderExcluir
  2. Belo post Valber!

    Cm o Wilgner, tb ainda não li nada do Walcyr. No entanto meu tipo de leitura não é mt nessa linha, mas o livro parece ser mt bom.

    bjs***

    ResponderExcluir
  3. O livro é Estrelas tortas é muito bom, assim como varios outros do autor... gosto mt de ler, entao se alguem tiver sugestões de bons livros ficaria grata se me enviasse.

    ResponderExcluir