sexta-feira, 4 de maio de 2012

Mariana Mello - Beijos e Batom

Mariana é autora do livro Beijos & Batom a ser publicado em Junho pela Editora Tradicional Modo. Formada em Produção Editorial com diploma para criação de roteiros para produções e uma viciada em livros, chocolates, videogames e muitas coisas fofas.



Quando começou a escrever?
Costumo dizer que antes mesmo de começar a escrever eu já contava histórias para meus pais, minha irmã mais nova e minhas bonecas. Quando fui alfabetizada as palavras se tornaram minha forma de expressão! Foi algo muito natural.

Como é seu processo criativo?

Normalmente parte de uma ideia base, então crio os personagens para a trama e sua evolução. Para escrever preciso de tempo, pois gosto de repensar nas formas de dizer uma mesma coisa trocando palavras até encontrar uma forma que eu goste. Na hora de escrever eu escolho uma trilha sonora que se adeque com a cena que estou escrevendo e respiro fundo! Deixo as ideias fluírem em minha mente e escrevo. Só depois de um tempo é que volto ao texto para retirar excessos e fazer ajustes.

Como surgiu a idéia para escrever “Beijos & Batom”?

Surgiu da vontade de retratar um romance intenso com pitadas de comédia e drama com personagens mais próximos do “real” e com problemas que encontramos no dia a dia, sem aquele romantismo de contos de fadas da garota perfeita e do garoto perfeito que se encontram e tudo é perfeito, sabe? Porém, ainda assim, é uma história apaixonante.

Quais foram as dificuldades encontradas na procura por uma editora?

É difícil encontrar editoras como a Editora Modo, dispostas a investirem em seus autores, essa foi a minha maior dificuldade quando decidi que queria ser publicada.

Quais são suas influências para escrever?

Muitas! Acho que tudo o que li e vi me influenciou de alguma forma! Gosto muito dos autores: André Vianco, Flavia Côrtes, Anne Rice, Marion Zimmer Bradley, Aluísio Azevedo e de poetas como Castro Alves, Vicente de Carvalho, Alvares de Azevedo, Lord Byron e Edgar Allan Poe. Bem diversificado!

Quais foram as suas dificuldades para escrever seu primeiro livro? 

Acho que sempre tive dificuldades em terminar uma história, colocar um ponto final mesmo... Pois significa me despedir dos personagens! Sempre escrevi muito, mas dificilmente terminava uma história, escrevia infinitamente! Para publicar eu precisava de algo pronto, com final. Foi minha maior dificuldade, encontrar o momento de terminar, de deixar por ali, de não contar ou imaginar mais! Isso é algo difícil para mim.

Fale um pouco sobre “Beijos & Batom”

Beijos & Batom é uma história cheia de surpresas e reviravoltas, com ação e confusões em cada capítulo! Vocês irão conhecer três amigos de infância: Bia, Gustavo (irmão de Bia) e Daniel (melhor amigo dos dois) e toda a história se desenvolve entre os três, cada um enfrentando seus problemas!

Gustavo, um garoto autêntico, sente-se muito incomodado com a proximidade que parece rolar entre Bia e Daniel, pois ele acha que sua irmã está afim de seu melhor amigo e logo entende que isso é uma ameaça à amizade que eles cultivam há tantos anos. Só que as coisas ficam bem mais complicadas quando Daniel aparece com uma nova namorada e Gustavo descobre que ela é a menina por quem ele se apaixonou através do MSN! O que vai acontecer? É só ler o livro para descobrir!

Como está a preparação para o lançamento?

Uma correria, mas está fluindo bem! Estarei presente na Bienal do Livro em São Paulo, no dia 11 de agosto autografando. Estou ansiosa! Apareçam por lá, estão todos convidados.

Como foi a reação de sua família e amigos ao saber que você está lançando um livro?

A minha família ficou muito orgulhosa e meus amigos muito felizes ao me verem realizando um sonho! Quem me conhece sabe que o que eu mais amo fazer é escrever, portanto sabem que é uma grande realização pessoal.

Como você vê o mercado literário no Brasil para novos autores e o trabalho dos blogueiros nessa divulgação?

Infelizmente o mercado literário para novos autores é muito fechado, poucas editoras querem apostar em nomes desconhecidos. É por isso que o trabalho dos blogueiros é tão importante, pois são eles quem ajudam que o autor nacional se torne conhecido. Se você lê algo que gosta, vai divulgar para seus amigos lerem, é um incentivo.

Quais são suas pretensões para o futuro? Já há planos para outros livros?Tenho sim outros livros e outros projetos, um deles é um Romance Sobrenatural chamado “Lembre-se de morrer”,mas ainda não decidi a forma de lançamento, se procurarei uma editora e qual editora! Fora isso, eu estou escrevendo outros livros de temas muito variados, mas todos juvenis. Então aguardem muitas novidades!

Se vocês querem ler mais coisas que eu escrevo, publico algumas novelas de folhetim em um site chamado “Novelasteen”, é de acesso gratuito e vocês podem ler tudo de graça por lá,
www.novelasteen.com.br é uma revista de literatura, em forma de site.

Deixe um recado para outros jovens que estão escrevendo ou pensam em escrever um livro.

Escrevam, escrevam, escrevam e nunca desistam por mais que encontrem dificuldades! Muitas vezes uma editora pode dizer um não para vocês e rejeitar o seu original, mas procurem ouvir as criticas de forma positiva e façam disso força para continuar tentando. Se você acreditar no seu sonho e em você mesmo, sua meta será alcançada!

Considerações finais

Agradeço a oportunidade de falar com vocês! Sucesso ao blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário