quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Mateus Lins - O Reino de Mira

Mateus Lins tem 17 anos e O Reino de Mira é a sua primeira publicação. Começou escrever aos oito anos, quando decidiu começar a mudar um pouco as histórias que lia ou criava novas durante as brincadeiras de crianças, transformando-as em “palavras mal desenhadas em folhas soltas de papel”.
 
“Concluí meu primeiro livro aos 13 anos, e O Reino de Mira algum tempo após. Durante todo esse período escrevi histórias e contos com temáticas diferentes e trabalhei na melhora de O Reino de Mira. Em 2010 fui convidado a ingressar na Acade7 (academia de letras do colégio 7 de Setembro), e esse ano recebi uma das notícias mais felizes de minha vida profissional, quando A modo editora disse "sim" ao meu livro”.
 
Quando surgiu seu interesse pela leitura? Conte-nos um livro que tenha marcado sua vida.
Meus pais sempre leram histórias para mim e gostavam de apresentar o universo mágico da leitura, meu interesse começou daí.
Um livro que marcou minha trajetória literária... O Senhor dos Anéis, quase empatado com Harry Potter. Não teria como escolher um dos dois, ambos são incríveis e marcaram bastante minha projeção em escrita.
 
Quando você começou a escrever?
Aos oito, mas não era nada sério, apenas um passatempo.
Agora, me focar realmente em histórias, 13 - 14 anos.
 
Como é seu processo criativo?
Ele é bem abrangente, gosto de sair de casa para me distrair e buscar novas ideias, muitas vezes isso dá certo.
Mas quando vou escrever uma história completa, seja um conto ou um romance, eu sempre esquematizo-a por completo em uma espécie de roteiro, onde coloco a essência de cada cena de maneira linear para depois desenvolver. Ajuda bastante.
 
Quais são suas influências para escrever?
Meus sonhos, acima de qualquer outra coisa.
 
Como surgiu a ideia de escrever O reino de Mira?
O Reino de Mira foi um projeto suscito, a estória surgiu quando eu menos esperava, estava inquieto dentro de casa e o enredo se construiu em minha mente, lembro-me de correr para a mesa mais próxima e comecei a escrever um resumo esquematizado de tudo que vinha em meus pensamentos, em ordem ou não. Depois fui aprimorando, escrevendo página por página, procurando novas maneiras de escrita, desenvolvimento de contextos, elevação de vocabulário, pesquisando a fundo para dar vida a um sonho que ficava mais forte a cada minuto.
 
Quais foram suas dificuldades para escrever O reino de Mira?
Por mais estranho que pareça, e ao contrário de algumas outras histórias que eu já procurei escrever, não tive bloqueios para escrever o livro, sorte, eu acho. Editei a obra duas vezes antes de conseguir uma publicação, a última com uma leitura crítica feita por um amigo.
 
 
Percebi que o livro se passa numa dimensão criada por você, conte como foi esse processo de criar um outro lugar para ser o fundo da história. Em quais lugares reais você se inspirou ?
Me baseei, em maior parte, em âmbitos que foram pano de fundo para grandes produções cinematográficas do mesmo seguimento da história que o livro contém. Paisagens expostas em "O Senhor dos Anéis", "Eragon", "As Crônicas de Nárnia" entre outros, me auxiliou bastante a construir um cenário próprio, assim, como também, os livros que li sobre R.P.G.
A respeito das paisagens reais, pesquisei um pouco sobre a Noruega, Australia e Suiça. Há paisagens espetaculares nesses países!
 
Fale um pouco sobre O reino de Mira?
Na história, o público será apresentando a determinada e sensata princesa Mira, que, por estar sempre fadada a não sair do castelo em que vive durante toda sua infância e adolescência, sonha com as maravilhas que podem existir do lado externo do reino.
Reviravoltas vão dominando o linear do livro, mas devido a acontecimentos inesperados, todos os parâmetros anteriormente estabelecidos são desestruturados para formarem um futuro cada vez mais incerto para a princesa.
A chegada de uma bruxa passa a ser a preocupação mais temida de todos os habitantes do reino que passam a idealizar seus medos frequentemente perante si.
Diante disso, a princesa Mira passará a ser a única que poderá salvar a todos, incluindo os reis, mas para tal empreitada, ela ganha um inesperado aliado: o seu amigo de infância, Pedro.
Em O Reino de Mira, dentro de uma jornada épica, a fantasia respira em cada detalhe de cada lugar, o amor vive dentro de cada personagem, o mistério, o ódio, mistérios e a propriamente dita, aventura.
 
Quais foram as dificuldades encontradas na procura por uma editora?
A maior dificuldade sem dúvidas foi a minha inexperiência no mercado literário, que aos poucos a fui perdendo.
Na verdade, a publicação foi o caminho mais árduo que o livro percorreu até o momento, a procura por uma editora foi bem longa, porém aprendi bastante sobre o funcionamento os bastidores do mercado nessa busca.
 
 
 
Como foi a reação de sua família e amigos aos saberem que você estaria publicando um livro?
Todos ficaram bastante felizes e responderam positivamente as expectativa criadas por mim sobre essa notícia. Alguns amigos comentaram com amigos de amigos e a história da publicação tem se propagado bastante. É uma sensação ótima e única poder ter esse envolvimento dos familiares e amigos.
 
 
Como você vê o mercado literário para novos autores e o trabalho de divulgação desenvolvido pelos blogueiros literários?
O mercado literário é complexo e bastante concorrido. Hoje, publicar um livro tornou-se tarefa fácil para quem pode pagar por sua publicação. E isso fez com que as editoras ficassem extremamente mais criteriosas a respeito de originais, e acima destas, o público leitor. Portanto para se destacar é necessário ter uma boa história e acreditar nela, e ir mais além, é necessário que o autor procure maneiras de divulgar seu trabalho, que se disponha a trabalhar juntamente a editora nos mais variados aspectos para o bem de seu livro.
E o envolvimento dos blogs literários têm colaborado bastante nesse processo, por meio deles autores passam a se tornar um tanto mais conhecidos e ganham uma “vitrine virtual” para apresentar seu trabalho ao público.
 
Quais são suas pretensões para o futuro? Já há planos para novos livros?
Na verdade, tenho ideias e bastantes textos escritos sobre outros livros, pretendo, muito em breve, poder estar com outra obra completamente pronta. Até lá, me dedicarei ao trabalho em cima de O Reino de Mira no que diz respeito a divulgação.
 
 
Considerações finais
Agradeço muito ao Valber que me convidou para essa entrevista, como também a todos que leram até este ponto. Aproveito para deixar a cada um dos que sonham em, futuramente, publicar seus livros o meu desejo mais sincero de sucesso.
A todos que apoiam a literatura nacional, o meu mais sincero agradecimento de autor, pois são vocês os grandes responsáveis por uma ascensão estar existindo nesse meio literário.
Para aqueles que quiserem mais detalhes sobre a obra, deixo o link do blog do livro O Reino de Mira para que possam sentir um pouco do que as páginas do mesmo contém: http://reinodemira.blogspot.com.br/
 
Forte abraço e até a próxima!

Um comentário:

  1. Olá Valber, obrigada pelo apoio que nos tem dado, esse espaço é importantíssimo.
    Mateus, admiro-o como autor apesar de jovem nos passa uma maturidade e segurança incríveis.
    Parabéns pelo livro e a você toda sorte do mundo.

    ResponderExcluir